Quem somos

O Grupo de Teatro Rio Branco

O contato com a arte, em suas múltiplas possibilidades, transforma as pessoas. O Grupo de Teatro Rio Branco tem um trabalho sólido e profundo ao permitir que os alunos, crianças e jovens, expressem-se por meio da linguagem artística, desenvolvendo a autonomia, a crítica e a consciência de si mesmos e do coletivo. Ao longo de 30 anos, mais de 100 peças foram construídas e apresentadas por alunos e ex-alunos, que fizeram, fazem e farão para sempre parte deste grupo.

O Grupo de Teatro Rio Branco tem uma história, que está em constante movimento, por ser um espaço de coletivo de construção artística e de expressão.
Coordenado por professoras que atuam artisticamente na área e que são ex-alunas riobranquinas, o Grupo de Teatro Rio Branco prepara o indivíduo para se relacionar com a arte. Independente se sua trajetória de formação, o aluno que passa pelo grupo tem a oportunidade de transformar sua compreensão da arte.
Assim, a formação de um público atento, crítico e que saiba entender a arte contemporânea, dentro de sua própria sensibilidade, é um dos objetivos do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Teatro Rio Branco.

Conheça as Diretoras-Atrizes- Professoras

Vanessa Bruno

Atriz e diretora teatral. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). A partir da pesquisa e criação de espetáculos com literatura de Clarice Lispector desenvolveu, no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA, ECA/USP), procedimentos para o ator trabalhar com literatura no palco. A partir desta investigação, realizou o workshop "Experimento Literatura na Cena", na Universidade da Costa Rica, em 2014, juntamente com palestras na Universidade Autônoma da Cidade do México (UNAM). Estudou teatro com uma dezena de artistas, entre eles Yoshito Ohno, Juliana Carneiro da Cunha e Eve Bruce Doe do Théâtre du Soleil e cursou Interpretação pelo Método Stanislavski na Russian Academy of Theatre GITIS em Moscou. Desde 2004, está envolvida no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho. Sob direção de Antunes, atuou em "Prét-à- Porter 9", em 2008, projeto ganhador do Prêmio Shell categoria especial, e "Pedra do Reino", de 2006, ganhador dos prêmios Bravo!Prime, APCA e Contigo! de melhor espetáculo. Participou ativamente das reuniões teóricas e filosóficas, do círculo de diretores do CPT e ministrou, nas edições de 2010, 2011, 2015 e 2016, aulas de retórica para atores no curso Introdução ao Método do Ator (CPTzinho). Faz parte da equipe de artistas-pedagogos do NAC (Núcleo de Artes Cênicas) coordenado pelo ator Lee Taylor. Ministra também aulas de interpretação e montagem final no curso profissionalizante da Oficina de Atores Nilton Travesso e conduz, há 12 anos, grupo vocacional com adolescentes de 11 a 17 anos, com mais de 20 montagens pedagógicas realizadas. Como atriz, podemos destacar: "Memórias do Mar Aberto – Medéia Conta sua História", de Consuelo de Castro, com Leona Cavalli e direção de Regina Galdino, em 2004; "Orgia", de Pier Paolo Pasolini, com Cássio Scapin e Inês Aranha, direção de Roberto Lage, em 2003. E em teatro infantil: "Ufa, Que Perigo!", direção Roberto Lage e "Enjoy!", com o Teatro da Gioconda, Prêmio Cultura Inglesa de melhor espetáculo 2009. Além de atuar, fazer preparação de elenco para vários curtas e direção cênica para shows de música, dirigiu em teatro adulto "O Ovo e A Galinha", de Clarice Lispector, em 2010, e os infanto- juvenis "E Agora, João?", em 2009 e "Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas", em 2014, que esteve presente na lista dos melhores espetáculos para infância e juventude daquele ano pela crítica especializada. Assina a direção dos solos "Pulso", relacionando à vida e obra da poeta confessional norte-americana Sylvia Plath, e "A Dor", a partir do livro La Douleur, de Marguerite Duras.





Livia Vilela

Atriz e preparadora corporal especialista na Técnica Klauss Vianna. Pós- graduada pela PUC-SP, há mais de 10 anos estuda e pesquisa a Técnica Klauss Vianna aplicada ao corpo do ator. Integra, desde 2008, o OBARA Grupo de Pesquisa e Criação Teatral, dirigido por Lu Carion. Participou da formação inicial do grupo LUPA de teatro e atuou, entre outros, em “A Nova Comédia do Coração”, com direção de Sérgio Milagre e “Aviso às Borboletas” com direção de Bete Dorgam. Atuou, também, em “Pedreira das Almas”, direção de Brian Penido Ross, espetáculo do Grupo Das Dores de Teatro, selecionado para o Panorama do Teatro Brasileiro – 2ª Geração – Grupo TAPA. Integrou o elenco da peça infanto-juvenil “Brincar de Pensar - contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas”, dirigido por Vanessa Bruno. Como arte-educadora, ministra desde 2010 aulas de interpretação teatral e dramaturgia corporal para crianças e adolescentes. É professora de interpretação da Oficina de Atores Nilton Travesso em São Paulo, onde dirigiu e realizou a preparação corporal de diversas montagens. Em 2015, cursou o CPTzinho, curso do Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho. Fez a preparação corporal dos espetáculos "PULSO - a partir da vida e da obra de Sylvia Plath", com Elisa Volpatto, e "A Dor - a partir do livro La Douleur de Marguerite Duras", com Rita Grillo, ambos dirigidos por Vanessa Bruno.